22 November, 2008, 5:13:23

Luís Miguel

"A VIDA É UMA PEÇA DE TEATRO QUE NÃO PERMITE ENSAIOS. POR ISSO, CANTE, CHORE, DANCE, RIA E VIVA INTENSAMENTE ANTES QUE A CORTINA SE FECHE E A PEÇA TERMINE SEM APLAUSOS." - Charlie Chaplin

Meus Sítios


As Minhas Críticas


Artigos Recentes


Categorias


Arquivos


Calendário

Outubro 2006
S T Q Q S S D
« Set   Nov »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

O Tempo

Funchal
22 de Novembro de 2008, 5:13
33 33
tmp: 15°C
flik: 11°C
barr: N/A mb
hmid: 69.54426%
winds: 7 m/s NE
Windgusts: 12 m/s
sunrise: 7:44
sunset: 18:03


Pub & Stats


 


 

Creative Commons License

Este blog está licenciado sob uma Licença Creative Commons


 


Água Oxigenada

Outubro 30th, 2006 by Luis Miguel
Recebi um e-mail a dizer maravilhas do “peróxido de hidrogénio”. Quem, perguntam vocês? Ai Jesus… para os menos cultos, o peróxido de hidrogénio é um composto químico (H2O2), na forma de um líquido viscoso e poderoso oxidante. Em solução aquosa, é incolor, à temperatura ambiente com um característico sabor amargo, e é conhecido comercialmente como… água oxigenada.

A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas para conter problemas de infecções e gangrena nos soldados na frente de batalha. A pesquisa procurava um produto barato, fácil de transportar e usar, que pudesse ser conservado de forma fácil e à temperatura ambiente, sem problemas colaterais. Durante a segunda guerra mundial, a redução no número de baixas e amputações foi tremenda, graças ao uso da água oxigenada.

Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfectantes que existem. No entanto, esta sua caracteristica é pouco divulgada e facilmente entende-se porquê. Um produto desta natureza, barato e simples de usar, concorre com os outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Logicamente, não há um interesse comercial no seu uso em larga escala.

Estive à procura na net, de informações que confirmassem estas características da água oxigenada. E, para meu espanto, encontrei muita informação sobre a mesma, desde sites científicos a blogues vários.

Segundo estes, a água oxigenada permite variadíssimos usos, como por exemplo:
– Uma colher de sobremesa do líquido, bochechando e cuspindo, durante alguns minutos, é suficiente para eliminar a maioria das bactérias da boca, branqueando inclusive os dentes! Convém não engolir, no entanto.
– Manter escovas de dentes numa solução de água oxigenada conserva as escovas livres de germes que causam gengivite e outros problemas orais.
– Um pouco de água oxigenada num pano é capaz de desinfectar superfícies várias. É excelente para usar em cozinhas e/ou casas de banho.
– Tábuas de carne e outros utensílios são totalmente desinfectados após o uso, com um pouco de água oxigenada. O produto mata qualquer bactéria ou germe, inclusive salmonela.
– Passada nos pés, à noite, evita problemas de frieiras e outros fungos que causam os principais problemas nos pés, inclusive mau cheiro.
– Passada em ferimentos (várias vezes ao dia) evita infecções e ajuda na cicatrização. Até casos reportados de gangrena regrediram com o seu uso.
– Roupas que precisem de desinfecção (lençóis, fraldas, etc…), ou aquelas em contacto com secreções corporais e sangue, podem ser totalmente desinfectadas se ficarem de molho numa solução contendo água oxigenada antes da lavagem normal.

Já agora, como nota final, “água oxigenada a 3%” (de peróxido de hidrogénio) e “água oxigenada a 10 volumes”, são designações usadas para identificar a água oxigenada que se encontra geralmente no mercado, que se compra em farmácias, super-mercados, etc.

Bem… nada como testar. Quem é o voluntário?

Posted in Antigo Blog | No Comments »

O Sahara Norte

Outubro 30th, 2006 by Luis Miguel

Aparentemente o aumento da temperatura do planeta trará mais efeitos nefastos que o degelo da Gronelândia. Segundo um relatório britânico divulgado hoje, Portugal, Espanha e França estão entre os países europeus que mais devem se preocupar com o aquecimento global.

O relatório Stern, encomendado pelo Governo britânico ao ex-responsável do Banco Mundial Nicholas Stern, evidencia as grandes variações climáticas na Europa, salientando que as regiões vão ser afectadas de maneira diferente, e aponta consequências como a falta de água, ondas de calor e fogos florestais.

“O Mediterrâneo vai assistir a um aumento do ’stress’ hídrico, ondas de calor e fogos florestais. Portugal, Espanha e Itália serão os países mais afectados. Isto poderá levar a uma mudança para Norte no que respeita ao turismo de Verão, agricultura e ecossistemas”, refere o documento.

Para terem uma pequena ideia, as ondas de calor, como a que aconteceu na Europa em 2003, que provocou a morte de 35 mil pessoas e prejuízos a rondar os 11,7 mil milhões de euros na agricultura, serão comuns em meados do século.

Acham que está um calorzinho anormal para esta altura do ano? Pois bem, vão-se habituando. Meus amigos, aí vem o Sahara…

Posted in Antigo Blog | No Comments »

TGV já tem rota…

Outubro 29th, 2006 by Luis Miguel
(imagens TVI)

Aparentemente já há traçado delineado para o futuro TGV - “Train à Grande Vitesse“, que ligará Lisboa a Madrid (com ramificação para o Porto).

Independentemente das fantásticas características do TGV, com este também vêm acopladas uma série de exigências, em particular a construção de uma linha especial, conhecida como LGV (linha de alta velocidade), bem como o mega custo deste aparelho.

Logo, a minha pergunta é: pelo que o estado vai pagar (ou seja, todos nós), o TGV trará rentabilidade adequada ao seu custo? Se sim, óptimo. Se não, já basta os vários “elefantes brancos” por esse país fora.

Posted in Antigo Blog | No Comments »

Switching faces…

Outubro 29th, 2006 by Luis Miguel

Pessoas cujas caras ficaram destruídas em resultado de incêndios, acidentes e infecções, têm agora uma nova esperança de tratamento.

Depois do primeiro transplante de cara parcial foi feito no ano passado, em França, o comité de ética do Royal Free Hospital de Londres, aprovou o primeiro transplante total de cara, numa operação que, embora ainda sem data marcada, será realizada pela equipa liderada pelo médico-cirurgião Peter Butler.

Já estou é a imaginar outros “interessados” nesta particular cirurgia. E para muitos, o valor de 37 mil euros, preço estimado das operações de transplante de cara, não será problema.

Posted in Antigo Blog | No Comments »

O poço (sem fundo) dos desejos

Outubro 29th, 2006 by Luis Miguel
Nesta última semana, o “jackpot” do Euromilhões era de 113 milhões de euros. Uma quantia fabulosa que levou a maioria dos madeirenses a comprar os seus números da sorte.

Foi também nesta semana que saiu no DN Madeira, uma notícia muito curiosa. Segundo os dados oficiais do Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, desde que o Euromilhões foi lançado em Portugal, há precisamente dois anos, os madeirenses já investiram mais de 44 milhões de euros em apostas. Este valor quase que chega para cobrir o montante das verbas que o Estado quer reduzir na transferência para a Região Autónoma da Madeira, estimada na ordem dos 47,8 milhões de euros, de acordo com os dados da Secretaria Regional do Planeamento e Finanças.

Para terem uma ideia mais concreta, este valor corresponde, por exemplo, ao quíntuplo daquilo que o Governo Regional concedeu, através de subsídios, ao sector da Educação na Madeira, em 2005. Dava para subsidiar durante 5 anos: 27 estabelecimentos de ensino público e privados, associações académicas, transporte a estudantes e crianças que residem em zonas isoladas e desfavorecidas, bolsas de estudo a alunos no estrangeiro, além de pagar a fornecedores e outros beneficiários.

Os 44 milhões de euros investidos nestes dois anos de vida do Euromilhões, são também superiores ao global das verbas concedidas pelo Governo Regional (ao abrigo de contratos-programa de cooperação técnica e financeira) às onze câmaras municipais madeirenses que, em 2005, ano de eleições, não foram além de 37 milhões de euros.

E apesar da probabilidade de um jogador adivinhar na chave sorteada ser de um em 78 milhões, aparentemente isso não é suficiente para retirar a esperança aos apostadores madeirenses que, no cômputo nacional, até estão bem cotados na lista dos que mais perseguem a sorte europeia. Um sinal dos tempos.

Posted in Antigo Blog | No Comments »

Boa decisão!

Outubro 27th, 2006 by Luis Miguel
(Imagens TVI)

Já vi e revi. Para mim é bem expulso.

Posted in Antigo Blog | No Comments »

O gelo da Gronelândia está a derreter rapidamente

Outubro 26th, 2006 by Luis Miguel

A Agência Espacial Norte Americana (NASA) informou hoje que a vasta camada de gelo que cobre a Gronelândia está a derreter rapidamente, com perdas de 155 gigatoneladas de gelo por ano entre 2003 e 2005.

Esta informação foi obtida através de um estudo, publicado ontem na “Science Express”, que se baseia-se num novo método de análise de dados dos dois satélites Grace (Gravity Recovery and Climate Experiment), lançados em Março de 2002, que revela informação detalhada sobre onde e quando ocorreram alterações à massa de gelo da Gronelândia.

Andamos literalmente a dar cabo do planeta. Enquanto não nos entendemos, continuamos a brincar aos sinais de fumo (poluente)…

Posted in Antigo Blog | 1 Comment »

Um num milhão

Outubro 25th, 2006 by Luis Miguel

(Foto: EPA/NNP)

Os gémeos Layton (à dir.) e Kaydon Richardson, de Middlesbrough, em Inglaterra, são um caso raro. Devido a uma determinação genética raríssima, nasceram com cor de pele diferente, o que os especialistas consideram ser um caso num milhão. É isto e ganhar o Euromilhões… chiça!

Posted in Antigo Blog | 2 Comments »

Tempestade em Portugal

Outubro 25th, 2006 by Luis Miguel
Leiria (Foto: Paulo Cunha/Lusa)

Coimbra (Foto: Paulo Novais/Lusa)

Pombal (Foto: Paulo Cunha, Lusa)

Lisboa (Foto: PortugalDiário)

Coimbra (Foto: Paulo Novais/Lusa)

Ceira (Foto: Tiago Madeira)

Que confusão! Cá na Madeira choveu imenso, mas felizmente não causou danos de maior e, segundo consta, os planos de prevenção funcionaram bem. Ao menos isso, vá lá…

Posted in Antigo Blog | No Comments »

Ai quando o George fala…

Outubro 25th, 2006 by Luis Miguel

(Foto: Richard Drew/AP)

Quarta-feira: A conferência do presidente George W. Bush passa nos ecrãs de televisão da cabine do Credit Suisse situada no rés-do-chão do New York Stock Exchange (aka, bolsa de valores). Os títulos estiveram incertos nas primeiras horas, enquanto o mercado aguardava o relatório da Reserva Federal sobre o estado da economia.

A expressão do homem é impagável. Até parece dizer: “ai, valho-nos Deus, senhor! Quando este homem fala, coisa boa não acontece!… ai Jesus… lá se vão as minhas acçõezinhas pelo cano abaixo!”.

Posted in Antigo Blog | 1 Comment »

« Previous Entries